Estamos vivendo um momento novo na política de Candeias. Na semana passada o RMS NOTICIAS, anunciou várias medidas que a prefeita Maria Maia (PMDB) deverá tomar para reduzir despesas, entre elas o fechamento de algumas secretarias, e a dispensa de mais de 700 funcionários comissionados lotados em vários setores da administração. Além da sobrevivência política, o objetivo dessa decisão é preservar as contas da prefeitura, para que a mesma não sofra com a queda na sua arrecadação municipal e feche mais uma vez no vermelho.
Alguns servidores estão com seus vencimentos atrasados por mais de dois meses. Na semana passada a prefeita convocou uma reunião pedindo que cada secretário entregasse uma lista com a relação das pessoas que serão demitidas. Em dezembro todos os secretários colocarão os cargos a disposição da prefeita Maria Maia.
Candeias conta hoje com mais de 6 mil funcionários e 17 secretarias. Esse número é bem maior do que muitos municípios da Região Metropolitana de Salvador. A capital do estado, Salvador, por exemplo, tem 8 secretarias, Camaçari tem 12 e São Francisco do Conde 13.
O modelo de gestão atual tem como tendência diminuir o número de secretarias e enxugar a máquina pública. Candeias começou na contramão dos outros municípios e tentará agora um modelo que não comprometa tanto os cofres públicos. Dois anos depois de uma gestão desorganizada a prefeita Maria Maia deve ter percebido que não adianta agradar poucos em detrimento de muitos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário