terça-feira, 2 de novembro de 2010

A Prefeitura Municipal de Aracajú Lança plano de combate à dengue para 2011


O prefeito Edvaldo Nogueira apresentou na manhã desta quinta-feira, 14, no auditório da Prefeitura, o plano de combate à dengue para 2011. O intuito foi mostrar, ainda, que desde 2008, quando houve um surto do mosquito Aedes Aegypti e milhares de pessoas foram infectados com o vírus, a administração do município iniciou um trabalho de combate à epidemia que gerou resultados considerados importantes. Na ocasião Edvaldo destacou, ainda, o aparecimento de novos tipos de vírus no país.  De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no período de janeiro a setembro de 2008 foram registrados 10.455 casos de Dengue em Aracaju. No mesmo período de 2009, o número caiu drasticamente para 312 casos, e neste ano, até setembro, foram registradas apenas 137 pessoas infectadas com o vírus da Dengue, uma redução de 56,08% se comparada com o ano passado. Segundo o prefeito Edvaldo Nogueira, a campanha contra a Dengue está sendo reforçada com uma nova característica. “Agora temos novos tipos do vírus da Dengue, o que torna uma epidemia ainda mais perigosa. Em 2008 tivemos uma epidemia de Dengue no Brasil, com muita dificuldade Aracaju venceu a batalha. Por isso temos que continuar na guerra contra o mosquito e continuar trabalhando, para que não exista outro surto de Dengue em Aracaju”, destaca.
Prioridade
A Prefeitura detectou os bairros com o maior índice de risco e vai intensificar as ações na Coroa do Meio, Siqueira Campos, Cirurgia, Getúlio Vargas, 18 do Forte, Palestina, Santo Antônio, bairro Industrial e Cidade Nova. O Vírus tipo 4 não circulava há 28 anos no Brasil, e em julho deste ano, chegou a Roraima, já o tipo 1 não era diagnosticado há 10 anos e provocou epidemias na Bahia e Alagoas. Entre as ações, além de a prefeitura intensificar ações nos bairros considerados com risco muito alto, também irá fortalecer ações entre as secretarias da Prefeitura de Aracaju para auxiliar no combate; fazer o controle do vetor (mosquito Aedes Aegypti); visitar cinco mil imóveis a cada sexta-feira; entrar nas casas fechadas e abandonadas. “O perigo está por vir e estamos nos preparando já para 2011, para evitar que a Dengue se instale em Aracaju, mas precisamos da ajuda da comunidade, pois o vírus aqui é domiciliar. Por isso, é muito importante a participação da imprensa, junto com a Prefeitura e a sociedade para divulgarmos essas ações”, finaliza Edvaldo Nogueira.
De acordo com Edvaldo os agentes de endemias vão inclusive entrar em casas que estiverem vazias ou abandonadas. “A Prefeitura tem o poder de polícia e nós vamos exercer esse poder. As casas que estiverem fechadas e os donos não aparecerem, nós vamos entrar e fazer a inspeção para combater o mosquito da Dengue. Tem um novo vírus tipo 4 que chegou em Roraima, e tem o vírus tipo 1 que chegou na Bahia. Sergipe não teve, e nós precisamos nos prevenir”, afirma. Em 2010, foram realizadas até outubro, 140 ações da força tarefa que acontecem semanalmente entre quarta-feira e sábado. Ao todo 36.051 pneus foram recolhidos das ruas da cidade, 22% a mais que 2009. Houve a implantação do exame rápido para diagnóstico da Dengue. Os agentes de endemias são fundamentais para o sucesso do trabalho, e neste ano já visitaram 673.417 residências onde conferem possíveis focos e orientam os moradores sobre como prevenir o mosquito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário