sábado, 4 de junho de 2011

Dengue avança em bairros nobres de Salvador, diz Secretaria de Saúde

Em 2011, duas pessoas morreram vítimas da doença na capital baiana.
Bairros como Rio Vermelho e Barra tem maior índice de infestação.

Chuva, períodos de sol e água parada, essa é uma combinação que muitas vezes traz a dengue como resultado. Em 2011, duas pessoas morreram vítimas da doença em Salvador. Os números não param de crescer na capital baiana. A doença está avançando nos bairros nobres.
O lixo acumulado em uma das avenidas mais movimentadas do bairro do Cabula guarda armadilhas que favorecem o aparecimento de focos da dengue. Uma das vítimas fatais da doença em Salvador neste ano morava no Cabula e era um homem de 25 anos. A secretaria da saúde do município não revela o nome dele nem o de uma mulher de 32 anos que morava no bairro de Itapoan e também morreu vítima da doença. Em 2011 a vigilância epidemiológica fez dois levantamentos sobre a dengue em Salvador. A cidade foi dividida em 12 áreas. Em todas houve aumento no índice de infestação do mosquito. A área que apresentou o maior aumento é a que engloba os bairros da Barra, Rio Vermelho, Graça, Ondina, Federação. Bairros considerados nobres onde, normalmente, se encontra pessoas mais esclarecidas e com mais acesso a informação. O que poderia ajudar no combate a dengue.

Até o dia 8 de maio de 2011 foram registrados 27.687mil casos de dengue na Bahia, neste mesmo período do ano passado foram mais de 30 mil casos, a redução foi de pouco mais de 9%.

Em Salvador, os números preocupam mais. Em 2009 foram 2.067 casos com cinco mortes. No ano passado, o número de casos subiu para mais de 2.600 com quatro mortes. Só nos cinco primeiros meses deste ano já são 1.244 casos confirmados com metade das mortes do ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário