Uma programação de grandes faxinaços contra a dengue será realizada em dez municípios baianos, em continuidade às etapas do Projeto de Mobilização Social para Prevenção e Controle da Dengue na Bahia, da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).
Ele tem o apoio da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem) e das Secretarias Municipais de Saúde. A ação engloba recolhimento de lixo e entulhos, visitas aos domicílios, orientação educativa quanto às medidas contra a proliferação do Aedes aegypti.
Mais a eliminação dos criadouros, panfletagem e certificação de estabelecimentos parceiros, objetivando sensibilizar o cidadão quanto à importância da organização e da mobilização comunitária.
As equipes técnicas da Sesab, da Flem, das secretarias municipais de saúde, da vigilância sanitária, agentes de endemias e comunitários, técnicos de empresas de limpeza pública e moradores dos bairros participarão dessa ação.
A atividade se inicia em Porto Seguro, no dia 29 e Irecê no dia 30. Na sequência, 31, em Teixeira de Freitas, em 5 de abril vai a Salvador, no dia 7 em Itabuna, dia 8 em Senhor do Bonfim, 9 em Ilhéus, 14 em Feira de Santana e Guanambi e 19 em Jequié.
Em cada município, a mobilização social é organizada por coordenadores vinculados à Secretaria Municipal da Saúde. Eles selecionam dez bairros, entre os que apresentam índices elevados de infestação e casos de dengue.
Em cada bairro, os coordenadores identificam cinco articuladores, voluntários com liderança e capacidade de comunicação, para a mobilização das comunidades. isso significa o engajamento de 500 articuladores no projeto, na soma dos dez municípios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário