O Serviço de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Saúde de São Roque orienta àqueles que viajaram no feriado prolongado de Carnaval: é extremamente necessário ficar atentos aos sintomas típicos da dengue. Pessoas que viajaram para o litoral paulista, aos estados de Minas Gerais, Bahia e Rio de Janeiro, locais onde apresentam muitos casos de dengue, devem ficar atentos após o retorno a São Roque.
Aqueles que apresentarem febre, dores nas articulações, atrás dos olhos ou manchas vermelhas ao longo do corpo devem dirigir-se imediatamente a unidade de saúde ou médico e relatar a situação. Segundo a chefe de serviço de Vigilância Epidemiológica (VE), Margareth Andreoli, uma vez apresentados os sintomas, a pessoa deverá procurar avaliação médica imediata. “Todo caso suspeito deve procurar imediatamente atendimento médico, pois o diagnóstico rápido e medidas corretas de tratamento podem evitar que o quadro evolua para a forma grave da doença”.
Margareth lembra ainda que uma vez identificada suspeita ou confirmação da doença, o paciente deve ser encaminhado à VE, para que sejam tomadas as devidas precauções. “Todo caso suspeito ou confirmado de dengue deve ser notificado para a vigilância epidemiológica, pois esta juntamente com a Zoonoses desencadearão ações que visam minimizar a cadeia de transmissão da doença pelo vetor, evitando assim que o caso se espalhe”.
De acordo com a divisão de Vigilância Epidemiológica de São Roque, desde o dia primeiro de janeiro de 2011 foram notificados 25 possíveis casos de contágio de dengue na cidade. Desse total apenas um caso foi confirmado até o momento (importado da cidade de Fortaleza/CE), dois estão aguardando resultado e 22 tiveram resultado negativo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário