A Audiência Pública realizada ontem (19/03/2010), na Câmara de Vereadores, teve alguns aspectos interessantes: a Câmara Municipal (representada pelos vereadores Profº Val, Andréia Testa, Marivalda e Bobó) se comprometeram a intermediar as negociações com o poder executivo a fim de resolver a situação dos Agentes de Combate às Endemias de Candeias. Agora é esperar para ver se esse comprometimento não ficará só no discurso.
Com relação à seleção pública, não resta mais dúvida: o melhor a fazer é Candeias "arrumar a casa" antes de efetuar a seleção. É preciso regularizar a situação dos agentes, fazendo cumprir as leis e garantindo os seus direitos, para só então pensar em realizar uma seleção, que pode ser implementada pelo próprio município.
Os pontos negativos ficaram por conta da ausência do representante da SESAB (Secretaria de Saúde do Estado da Bahia) e pla atuação do representante da Secretaria de Saúde de Candeias, o Srº Josafá, que deu uma explicação, segundo ele mesmo, técnica, a respeito da forma como as regras da seleção pública foram estabelecidas, mas não falou nada a respeito dos outros problemas dos agentes (não recebimento dos salários, demissões irregulares, não assinatura dos contratos, falta de EPI's, etc) e, quando encerrou sua explicação, deixou o plenário e saiu da Câmara Municipal feito uma bala, sem que ninguém pudesse perguntar nada.
Uma reunião foi marcada para a próxima segunda-feira (22/03/2010), às 15:00 h, e contará com a participação dos representantes dos Agentes de Combate às Endemias, os vereadores e a Prefeita Maria Maia. Esperamos que ela aponte caminhos concretos e viáveis para a resolução dos problemas, caso contrário os agentes voltarão a fazer mobilizações e atos públicos, além de ingressar com novas ações judiciais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário